Isso também passará

Hoje quero contar a vocês uma história que li a bastante tempo, que mudou a minha maneira de ver e levar a vida. Como toda boa história e que remete a várias lições valiosas essa também começa com o clássico “Era uma vez…

Resultado de imagem para rei arthur gif

Um rei que entendia a importância de uma decisão, mesmo que esta fosse feita em momentos complicados e cheios de muita tensão. Sendo assim, pediu aos sábios da sua corte um anel especial.

– Quero que vocês fabriquem um anel precioso e ocultem nele uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero. Essa mensagem tem que ser muito breve para poder ser escrita no anel.

Aqueles eruditos haviam escrito tratados gigantescos e criado inúmeras filosofias, mas não sabiam como criar uma mensagem de duas ou três palavras que pudesse ajudar o rei nesses momentos em que ele considerava que essa ajuda poderia fazer a diferença. Isso irritou bastante o rei, que já cogitava seu pedido como negado. Entretanto, o monarca tinha um velho criado que vendo as dificuldades passadas pelo seu rei disse-lhe:

– Não sou nenhum sábio, nem um erudito, mas conheço a mensagem que você busca, porque um sábio compartilhou comigo há um tempo.

Como o rei não havia nada a perder decidiu escutar a sabedoria do seu velho criado, que por sua vez escreveu três palavras em um pequeno papel, dobrou-o e entregou ao rei com a advertência: “Não o leia, mantenha-o escondido no anel. Abra-o somente quando você sentir que tudo deu errado e quando não encontrar saída para a sua situação”.

Resultado de imagem para medieval gif

Algum tempo depois o reino foi invadido e tomado pelos inimigos. Sem saída, o rei teve que fugir a cavalo para salvar sua vida enquanto seus inimigos o perseguiam. Depois de muito cavalgar sem destino e com o foco, apenas em sobreviver o rei percebeu que seu caminho o levara a beira de um precipício. Tomado pelas incertezas e vendo-se sem saída. O rei lembrou-se do anel e da mensagem contida nele. Rapidamente o abriu e tirou o papel, que possuía a seguinte mensagem:

“ISSO TAMBÉM PASSARÁ”

Enquanto lia aquela frase, os inimigos que o perseguiam se perderam no bosque depois de errar o caminho, e logo ele deixou de ouvir os trotes dos cavalos. Depois daquele momento tenebroso, o rei conseguiu pensar com calma, montar uma estratégia e reunir o seu exército. Depois de uma árdua luta o rei finalmente conseguiu reconquistar seu reino e expulsar os inimigos do seu território.

Resultado de imagem para medieval gifResultado de imagem para medieval gif

O reino entrou em festa, pois o amado rei tinha conseguido retornar ao trono e uma grande celebração foi realizada que se prolongou por vários dias. O monarca, com o coração tomado de gratidão, quis compartilhar a alegria com o velho criado, a quem prontamente agradeceu por aquela pérola de sabedoria.

Ele lhe contou como aquelas palavras o haviam ajudado a manter o foco e impedir que o desespero tomasse sua mente. Aquela pequena frase o ajudou a impedir que os inimigos descobrissem sua posição. Elas evitaram que o monarca sucumbisse ao desespero e se jogasse daquele  precipício quando tudo parecia perdido. O velho, sorria alegremente, pois entendia a felicidade de seu rei e gentilmente pediu-lhe:

– Agora volte a olhar a mensagem.

Ao ver a expressão de surpresa do rei, que custou perceber a idoneidade daquele momento para aquela mensagem, explicou:

“Essa mensagem não é somente para situações desesperadas, meu rei. Mas também para circunstâncias prazerosas. Não é só para quando você se dá por derrotado. Ela também serve para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, mas também para quando você é o primeiro”.

O rei abriu o anel e leu a mensagem: “Isso também passará”. Então, e só então, compreendeu a profundidade daquelas palavras.

– Lembre-se de que tudo o que é circunstancial, passa. Seja porque fica para trás ou porque você se acostuma – lembrou o velho criado – Só fica você, que permanece para sempre.

Quando você tiver fracassado, isso também passará.
Quando estiver celebrando: isso também passará.

Fonte

_____________________________________________________________________________________________

Como falei anteriormente li essa história a muito tempo e dado as circunstâncias da vida acabei esquecendo-me dessa lenda e a sabedoria contida nela. Provavelmente, a maioria de vocês percebeu o quanto andei distante do blog e como a Dani acabou tendo que se esforçar bastante para conseguir manter esse espaço criado com tanto carinho ativo (desculpa amiga).

Entretanto, eu realmente precisei de um tempo. Precisei parar, esfriar a cabeça e colocar as ideias no lugar. Precisei dessa tempo para conseguir ressignificar alguns elementos na minha vida, desbravar a adultolância, descansar, curtir minha família, sair com amigos.. Precisei entender que “tudo passa”. A verdade é que perdi duas pessoas muito importantes para mim em pouquíssimo tempo e embora eu tenha ficado forte no momento essas perdas me marcaram.  Neste tempo ainda enfrentei grandes problemas familiares e quase perdi mais um ente querido. Tudo isso somado a questões pessoais acabaram me desestabilizando muito emocionalmente. Em conversa com a Dani pedi um tempo, pois estava começando a sentir-me mal por não conseguir entregar o meu melhor a vocês e peço, humildemente, desculpa a todos por ter sumido.

Aproveitei essa pausa para apreciar meus hobbies de maneira diferente. Vê-los de maneira diferente. Sem cobrança, mas como algo prazeroso, divertido e com experiências profundas, que sempre me ajudaram a crescer. Ao longo do tempo acabei perdendo isso. Comecei a fazer as coisas no automático, talvez pela rotina doida ou pelo período conturbado em que vivi. A verdade é que perdi a verdadeira importância deles na minha vida. Agora estou bem. Sinto-me feliz e grata pelas minhas pequenas conquistas diárias. Peço desculpas pela ausência. Espero que vocês entendam e daqui a pouco estou de volta com várias resenhas e surtos. Pretendo publicar nos próximos dias e voltar a mini redações em forma de resenhas kkkk!

Obrigada por todo apoio e carinho de sempre. Vocês fazem tudo valer a pena. ❤

Com muito carinho e amor,
Polímnia Niágara…  ou para vocês Polly ❤

Deixe um comentário