Como não surtar na quarentena

Oi oi bolinhos! Como vocês estão? Sei que perguntar isso no período na qual estamos vivendo é bem complicado, mas hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram muito a manter-me bem. Claro que houveram sim momentos que chorei um pouco, mas está tudo bem ter dias ruins. O importante é não deixar se abater.

https://i.pinimg.com/564x/c4/40/a3/c440a3a1834cbcce71749c3663a33581.jpg

Estudo para concurso em casa há pouco mais de dois anos. Entretanto, no começo de 2020 me inscrevi em alguns cursos de idiomas na minha cidade e já tinha me ajustado a esses novos hábitos. É engraçado, pois apesar de ter começado essa nova rotina apenas a 2 meses eu já havia me acostumado a sair de casa em determinados dias e horários. Mesmo com esse costume de passar mais tempo em casa percebo os desafios de estar em quarentena.

Uma das razões é que minha família também está em casa, e temos dinâmicas bem diferentes, o que alterou bastante minha rotina e deixou-me meio confusa. Outro ponto de mudança é que na minha casa eu sou a “motorista” logo, normalmente, saia diariamente para: deixar minha mãe no trabalho, ir ao mercado, igreja e etc;  Agora sinto que estou mais trancafiada em casa e tendo que me organizar com a rotina da casa também – o que eu também não fazia tão regularmente.

Se para mim, que sou relativamente acostumada a viver olhando as paredes de casa já está sendo bem desafiador e complicado, em alguns dias, imagino para quem normalmente trabalha ou passa o dia fora?

Portanto, hoje quero compartilhar algumas chaves. Quero dividir algumas dicas mentais do que fazer quando as coisas vão mal.

1. Cuide de você

Sei que estamos em casa o dia todo e isso acaba nos deixando mais “relaxados”. Eu não  sei vocês, mas percebi que passar o dia de pijama, roupas velhas ou surradas não me ajudavam a sentir-me melhor.

Sei que caímos na falácia de: estou em casa para que pentear o cabelo, me arrumar, cuidar da pele ou fazer a sobrancelha? Porém cuidar de você faz a diferença e é importante. Não estou falando de passar 100kg de reboco no rosto, mas se você quiser passar tudo bem. Aproveita e tira várias fotos bacanas e faz aquele estoque para postar no Instagram depois. O que eu quero que você entenda é que o importante é sentir-se bem. É gastar tempo com você. É amar-se um pouco e cuidar do seu bem estar. A forma como você trata seu corpo ajuda e muito seu interior.

2. Arrume o lugar em que você está

Arrumar o espaço te ajuda a entender que você não está isolado e que o período na qual estamos vivendo é uma fase. Traga para o seu ambiente elementos que lhe proporcionam paz. Isto vai ajudar sua produtividade e você vai se sentir mais confortável, em casa. Você precisa se sentir confortável, pois isso vai lhe ajudar a não surtar.

3. Desapegue

 Aproveite esse período e desapegue das coisas. Eu estava com várias roupas e livros parados no meu quarto. Roupas que não cabiam mais em mim, livros que não me atraem mais, porém (por algum motivo desconhecido ou não kkk) eu guardava e ficava criando apegos sentimentais ou até desculpas para justificar a procrastinação. Entretanto, me desfazer acabou trazendo um super alívio para mim. O poder de escolha acaba nos ajudando muito a abrir novos ciclos na sua vida, além de possibilitar semear na vida de outra pessoa.

4. Tente espairecer o máximo possível

Vai ser difícil render bem com a cabeça flutuando em tantas coisas. Então se dê ao luxo de fazer alguma pausas, caso o trabalho não esteja dando resultados naquele momento. Ouça uma música, assista meio episódio de alguma série, drama ou memes, leia um livro. O importante é se divertir. Sei que muitos estão em home office ou tendo aulas online, mas entenda que está tudo bem se você não está sentindo-se tão produtivo ou rendendo o tanto que deseja. Não coloque uma carga desnecessária na sua rotina. O que nos leva ao próximo tópico…

5. Não se cobre tanto

Às vezes nos sentimos muito pressionados, principalmente em momentos como esse em 𝓟𝓲𝓷𝓽𝓮𝓻𝓮𝓼𝓽 📸💕 - INSPIRAÇÃO de foto tumblr sozinha em casa - CRIATIVAque somos bombardeados a todo momento com notícias que alimentam nossa desesperança. Entenda que você tem que fazer o que pode com o que tem. Você não é responsável pelas dores do universo inteiro. Sei que tem coisas muito ruins e cruéis acontecendo, mas entenda… de que vai adiantar o mundo se você desistir ou surtar? Portanto, mantenha sua sanidade. Alimente-se de coisas que vão te fazer bem e trazer sensações de bem estar. Respeite-se. Mantenha-se firme. Você ajuda o próximo cuidando de você.

Quem acompanha o blog a mais tempo sabe que passei um bom tempo longe daqui, pois, em algum momento ao longo dos anos, acabei colocando uma carga desnecessária em cima desse espaço. Por muitas vezes cobrava-me para ser mais produtiva, assistir mais dramas, ser mais ativa nas redes sociais, mais criativa ou ter conteúdos para manter o blog sempre atualizado.

Isto me levou a uma crise absurda e uma ressaca maior ainda. Resultado? Passei meses sem conseguir ler ou assistir nada. Tive que abrir mão dos meus hobbies favoritos, pois não consegui lidar com a pressão absurda que coloquei sobre mim. Eu realmente precisei desligar de tudo e, principalmente, respeitei a fase que estava vivendo. Meses se passaram sem eu conseguir escrever uma linha? Sim e está tudo bem. Eu precisava colocar limites em mim mesma. Precisava entender até que ponto eu aguentava.

 Uma coisa que eu percebi que ajudou muito meu psicológico foi não assistir noticiários. Não assistir não significa que você não se importa ou que está fechando os olhos. Muito pelo contrário você se importa tanto, que precisa cuidar de si primeiro para depois cuidar de outras coisas. Portanto, busque coisas que de alguma forma possam te fazer voltar para o eixo, mesmo que isso pareça muito difícil no momento.

Gostou das dicas? Espero ter conseguido ajudar vocês de alguma forma. Ah! E outra dica super importante não se compare. Está tudo bem se você não consegue fazer as mesmas coisas que João ou mantendo a dieta como Maria. Saibam que o importante mesmo é que você se sinta bem. Aproveita e tira alguns projetos da gaveta. Tenho feito isso e gostado bastante dos resultados. Também me conta nos comentários como está sendo sua rotina de trabalho em casa? O que tem feito durante a quarentena? Ah! também estou aceitando recomendações de dramas, pois estou bem desatualizada, rs.

Até a próxima e fiquem bem.
Super beijo,
Polly ❤

Deixe um comentário