Resenha: FALE!

  Boa segunda-feira! Boa semana! Como vão, queridos? Bem, bem… Vamos falar do último livro do projeto “Livros e Mulheres 2018” feita pela Paloma (@eusou.paloma) que foi realizado com todo sucesso! Esse ano já começamos também, então entre no instagram dela e vejam os livros desse ano!

  Continuando… Esse post será falando um pouquinho dessa minha experiência de leitura com “Fale!” da autora Laurie Halse Anderson. Vamos lá então!

Fale! (1).jpg

» Ficha Técnica:

Autora: Laurie Halse Anderson

Editora: Valentina (Brasil)

Edição: 2013

Número de páginas: 288

Gênero: Romance

Avaliação: ★★★ 3.5/5.0

Fale! (2).jpg

» Sinopse:

  “Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais — porém espinhosos como o bullying — do cotidiano dos adolescentes.

Fale! (3)

» Opinião:

Fale!” foi um livro doloroso e complexo em se ler. De fato foi uma leitura rápida, o finalizei em um dia, porém em certas partes, foi bem difícil no sentido de emoções que a própria leitura nos trazia. Nesse livro, falamos sobre um assunto muito “pesado” e impossível se esquecer: violação sexual.

Melinda é uma adolescente normal, que adora sair com as amigas e curtir os prazeres da juventude. Porém em uma determinada festa dos calouros de sua escola, acontece algo que nunca mais Melinda irá se esquecer. Mas por causa desse acontecimento e como conseguiu fugir dele, foi a consequência dela ser conhecida e odiada pela escola: Melinda ligou para a Polícia e vários colegas foram para a cadeia, além de ter “estragado” a festa fazendo todos fugirem do local.

Logo após tudo isso, os seus dias nunca mais foram os mesmo. O que antes era sorriso e alegria, tornou-se lágrimas e infelicidade. Melinda não consegue ser mais a mesma de antes, seus amigos a deixaram, seus colegas odeiam-a e sua família não entende seu comportamento. Os dias ensolarados se tornaram apenas dias cinzentos e frios. No entanto, na aula de artes, Melinda pela primeira vez conseguirá ver uma luz no fim do túnel, tentar de alguma forma sair do seu silêncio — pois ninguém a quer ouvir. Tudo isso foi escrito de uma forma fácil de entendimento, mesmo abordando assuntos de um certo modo visto como “taboo”. Não foi um livro excelente, no fundo, achei que faltou uma atitude da protagonista, contudo, o livro de certa forma é fundamental em nosso meio social.

 

:: Conhecem o livro ou a autora?

 

Espero que tenham gostado do post de hoje, amores!

Até mais, beijinhos.

DANI RAMOS

Deixe um comentário