Resenha: HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA.

  Olá, pessoas! Começando a semana com toda a forma e animação. Espero que vocês estejam bem também. O post de hoje é de um livro que li em agosto (sim, eu simplesmente esqueci de fazer a resenha dele, sorry people). Porém estamos aí para falarmos um pouquinho de mais um livro do nosso querido Saramago! õ/

  História do Cerco de Lisboa também está no projeto #1anocomsaramago que vocês tanto sabem. Ele foi o livro de agosto e agora em NOVEMBRO lerei o último livro do projeto (sentindo a tristeza chegar). Mas vamos parar de blábláblá e começar logo a falarmos dele!

História do Cerco de Lisboa (1)

» Ficha Técnica:

Autor: José Saramago

Editora: Porto Editora (esta edição é de Portugal)

Ano de lançamento: maio de 2016 (reimpresso)

Número de páginas: 368

Gênero: Romance, Literatura Portuguesa, Ficção

Avaliação★★★★ 4.0/5.0

História do Cerco de Lisboa (2)

» Sinopse:

  «Há muito que Raimundo Silva não entrava no castelo. Decidiu-se a ir lá. O autor conta a história de um narrador que conta uma história, entre o real e o imaginário, o passado e o presente, o sim e o não. Num velho prédio do bairro do Castelo, a luta entre o campeão angélico e o campeão demoníaco. Raimundo Silva quer ver a cidade. Os telhados. O Arco Triunfal da Rua Augusta, as ruínas do Carmo. Sobe à muralha do lado de São Vicente. Olha o Campo de Santa Clara. Ali assentou arraiais D. Afonso Henriques e os seus soldados. Raimundo Silva “sabe por que se recusaram os cruzados a auxiliar os portugueses a cercar e a tomar a cidade, e vai voltar para casa para escrever a História do Cerco de Lisboa. Uma obra em que um revisor lisboeta introduz a palavra “não” num texto do século XII sobre a conquista de Lisboa aos mouros pelos cruzados.»

(Diário de Notícias, 9 de outubro de 1998)

Caligrafia da capa por ÁLVARO SIZA VIEIRA

 

História do Cerco de Lisboa (3)

» Opinião:

  Mais um livro fascinante de Saramago.

  Em “História do Cerco de Lisboa” conhecemos Raimundo Silva, um revisor lisboeta que em mais um trabalho “normal” e “igual” a tantos outros, decide sem pensar duas vezes incluir a palavra ‘NÃO’ em um texto do século XII sobre a conquista de Lisboa sobre os mouros pelos cruzados. O que parecia ser uma mínima e até esquecida falha, causa a todos a mudança gigantesca sobre o passado da História e como os fatos podem ser alterados com um simples ‘NÃO’ ou ‘SIM’.

  Após ser tentado a modificar a palavra no texto, Raimundo Silva ⎼ uma hora alvoroçado, outra inquieto pelo ato ⎼, se vê em uma situação sem saída e a ansiedade pela consequência que terá que pagar, o atormenta a cada dia. Contudo, somente passado alguns dias é que a editora onde Raimundo Silva trabalha percebe o gravíssimo erro. E para piorar ainda mais: a tiragem do livro com o erro já encontra-se pronta e em direção às livrarias. Agora por consequência do deslize cometido, Raimundo Silva terá que mostrar o motivo de ter alterado o trabalho do historiador que estava a revisar e lidar com os efeitos que essa falha causou a todos.

  O livro mostra com suavidade como nós aos poucos e sem percebermos, construímos “cercos” em nossa volta, deixando a verdadeira forma de viver de lado. Também ao longo das páginas, ficamos com aquela sensação de ansiedade por saber as razões de Raimundo Silva ter feito esse “capricho”. Somos incluídos a uma história profunda, cheia de aventuras pelas informações do texto que Raimundo Silva revisa. Além disso, ficamos com vontade de visitar todos os locais que Saramago menciona no livro, cada parte de Lisboa que Raimundo Silva passa e cita durante as páginas. Todavia não podemos esquecer a maestria de criar personagens únicos e complexos! Raimundo Silva não é um mero revisor de meia-idade, sua história, seu passado, sua forma de viver diz muito mais do que pensamos.

  Você teria coragem de mudar a História do passado? Teria a ousadia de alterar um “não” pelo “sim” e vice-versa? E o que você acha que aconteceria com o nosso mundo hoje, se tudo o que conhecemos fosse uma mentira? De fato vemos o poder de uma simples palavra!

 

Por hoje é só, queridos! Se não leram “História do Cerco de Lisboa” super indico (sempre irei indicar todos os livros do Saramago, rs). Se já leram, comentem aqui embaixo o que achou do livro! Vamos conversar sobre ele. Enfim, que a semana continue abençoada para todos!

DANI RAMOS

6

2 respostas para “Resenha: HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA.”

    1. Oi Anna! o/
      Ah, que bom que gostou do livro. Todos os livros do Saramago eu adoro né, mas esse tem aquela base histórica que nos alimenta mais ainda com conhecimento. Muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijos,
      Dani.

      Curtir

Deixe um comentário