Resenha: MRS. DALLOWAY.

Recentemente, li sobre o livro da autora Virginia Woolf: Mrs. Dalloway e precisamos conversar sobre ele! Vem conferir. ❤Olá, pessoas como vocês estão? Espero que estejam bem e que aproveitem o final de semana que está a chegar. Recentemente, li meu primeiro livro da autora Virginia Woolf: Mrs. Dalloway e precisamos conversar sobre ele! Então, vamos lá.

Mrs. Dalloway (1)

» Ficha Técnica:

Autora: Virginia Woolf

Editora: Relógio D’Água

Ano da edição: janeiro de 2018

Coleção: Clássicos Para Leitores de Hoje #26

Número de páginas: 184

Gênero: Romance, Literatura Estrangeira, Literatura Inglesa

Avaliação★★★★ 4.0/5.0

Onde Comprar (Portugal)FnacWookBertrand ou Relógio D’Água.

Mrs. Dalloway (2)

» Sinopse:

  Publicado em 1925, “Mrs. Dalloway” é o primeiro dos romances de Virginia Woolf que subverte a narrativa tradicional. O título inicial do livro era “As Horas“, uma referência ao tempo em que a ação decorre.

  A I Grande Guerra terminou, o calor do Verão invade Londres e Clarissa, Mrs. Dalloway, prepara-se para dar uma das suas festas. Mas quando a noite se aproxima, a chegada de Peter Walsh, o seu primeiro amor regressado da Índia, vai despertar o passado, trazendo-lhe à memória os sonhos adolescentes e a discussão que muitos anos antes a precipitou num casamento sem fulgor. De súbito, Clarissa tem consciência da força da vida em seu redor, de Peter inalterado e contudo diverso, e da sua filha Elizabeth que se está a tornar uma mulher.

  Virginia Woolf expõe assim diferentes modos de sentir, evocando, mais que o espírito do tempo, o espírito da própria vida no olhar de cada personagem. Mas a originalidade maior do livro vem dessa espécie de duplo de Mrs. Dalloway, Septimus Warren Smith, enlouquecendo em silêncio com o trauma da guerra e com quem Clarissa parece partilhar uma mesma consciência.

Mrs. Dalloway (3)

» Opinião:

  Este foi um livro que ganhei de uma pessoa muito especial daqui de Portugal. E parece que ela adivinhou que ele estaria em um projeto de leitura que estou a fazer parte: #projetolivrosemulheres da minha amiga Paloma (@ourbookself).

  Apesar de ser meu primeiro contato com a autora, pensei que teria meu coração arrebatado pelo livro. Porém isso não aconteceu. Embora eu tenha gostado imenso da história e achar que a inteligência e dom da Woolf ser real, não foi uma leitura fluída e rápida como pensei. Uma vez que o livro tem apenas 184 páginas.

  Todavia, achei incrível a maestria que Woolf conseguiu produzir um texto coerente sem se perder durante a escrita. Claro que assim como a Pa comentou, também devo concordar que esse livro é aquele que deve ser lido em um ou no máximo dois dias. Uma leitura breve e contínua. Nada de intervalos, como eu fiz, pois perdemos o “fio da meada”, o ritmo e compreensão da história – já que Woolf fez o livro inteiro passar simplesmente em um único dia (do amanhecer ao final da noite, onde ocorre sua festa) e com isso, intercalar pensamentos entre os personagens.

  Além disso, o livro inteiro não possui capítulo. É uma história constante e precisamos estar bem atentos a todos os diálogos e mensagens. Ao mesmo tempo que vemos claramente Mrs. Dalloway ser a própria Virginia Woolf.

  Não é um livro romântico e nem sonhador. Não encontramos sorrisos e abraços. Felicidade e alegria. É um conjunto de sentimentos passados, outrora, esquecidos. Uma unidade de ontem e hoje, amanhã e o eterno. Independente do ritmo de leitura, “Mrs. Dalloway” é sim uma obra belíssima!

▸ Vocês já leram esse livro ou outra obra da Woolf? Contem aqui embaixo!

Por hoje é isso, amores! Bom final de semana.

DANI RAMOS.

2

Deixe um comentário