Resenha: O HOMEM DUPLICADO.

O livro que iremos falar hoje, é “O Homem Duplicado” do José Saramango. Então vem conferir e se apaixonar por essa dica!Hello, everyone! Tudo bom? Finalizei esses dias mais um livro do projeto #1anocomsaramago que está sendo maravilhoso! O livro que iremos falar hoje, é “O Homem Duplicado“. Então vamos lá!

Processed with VSCO with a6 preset

» Ficha Técnica:

Autor: José Saramago

Editora:Porto Editora

Ano de reimpressão: fevereiro de 2016

Número de páginas: 336

Gênero: Romance, Literatura portuguesa

Avaliação★★★★★ 5.0/5.0

O Homem Duplicado (2).jpg

» Sinopse:

  Tertuliano Máximo Afonso, professor de História no ensino secundário, «vive só e aborrece-se», «esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimônio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou», à cadeira de História «vê-a ele desde há muito tempo como uma fadiga sem sentido e um começo sem fim». Uma noite, em casa, ao rever um filme na televisão, «levantou-se da cadeira, ajoelhou-se diante do televisor, a cara tão perto do ecrã quanto lhe permitia a visão, Sou eu, disse, e outra vez sentiu que se lhe eriçavam os pelos do corpo».

Depois desta inesperada descoberta, de um homem exatamente igual a si, Tertuliano Máximo Afonso, o que vive só e se aborrece, parte à descoberta desse outro homem.

Caligrafia da capa por LÍDIA JORGE.

O Homem Duplicado (3).jpg

» Opinião:

  Claramente esse foi um livro que me deixou confusa do começo ao fim. Mas acalmem-se! Foi uma confusão boa (de ser esperar vindo do Saramago, não?). Conhecemos a vida de Tertuliano Maximo Afonso, um simples professor de História do secundário que “vive só e aborrece-se” e “esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimônio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou“. Além de estar fadigado com sua vida e rotina, não tendo motivações nenhuma para acordar no outro dia.

  Porém em uma noite que aceita assistir um filme indicado pelo seu colega de trabalho, o professor de Matemática, Tertuliano Maximo Afonso choca-se com uma cena surreal: um homem exatamente igual a ele estava no elenco do filme. Assim após descobrir esse “outro eu”, parte em busca de uma incansável pesquisa para descobrir quem é aquele homem idêntico a si.

  Ao longo das páginas, vamos acompanhando essa busca para saber quem é aquele misterioso e idêntico a Tertuliano Maximo Afonso, enquanto sua vida começa a sair dos eixos. Quem poderia ser aquele duplicado? Será que eram idênticos em tudo ou apenas na aparência? De fato esse livro deu capo de mim! Ficamos presos na leitura para saber quais são os segredos e como Tertuliano Maximo Afonso conseguirá desvendar essa descoberta.

  Por outro lado, temos que ter cautela a cada linha, pois há pontos singelos durante o livro inteiro que no final, nos faz questionarmos como não tínhamos percebido antes. O fim? Ah… o final… o que dizer daquele final? Ao mesmo tempo que fiquei chocada, minha mente gritava “Saramago você é um gênio!”.

 

Por hoje é só pessoal!

Super beijo e até semana que vem.

DANI RAMOS

Deixe um comentário