Resenha: HELENA.

Hoje a resenha e indicação é sobre um das obras clássicas da literatura brasileira, “Helena” de Machado de Assis. Então vem conferir e encantar-se com essa leitura prazerosa.Olá, pessoal! Bom começo de semana para todos. Eu (Dani) tinha uma falha na minha humilde e pequena vida literária: nunca havia lido Machado de Assis. Sim! Me julguem à vontade porque até eu me julgo, rs. E com uma leitura coletiva com uma amiga minha no bookstagram, decidimos ler a obra “Helena”. Então vamos falar um pouquinho sobre ela!

Helena (1).jpg

» Ficha Técnica:

Autor: Machado de Assis

Editora: Ebook da Amazon

Coleção: Romances, Obras Complestas I

Número de páginas: 173

Gênero: Romance, Literatura brasileira

Avaliação★★★★★ 5.0/5.0 + ❤

Helena (2).jpg

» Sinopse:

  Um dos primeiros romances publicados por Machado de Assis, Helena faz parte da fase romântica do autor. Por meio dos conflitos acerca do passado e do futuro da protagonista que dá nome ao livro, o autor aborda o amor proibido pela sociedade e pela religião; e, enquanto constrói os cenários e os personagens com ricas descrições, critica as aparências e os costumes sociais brasileiros do século XIX.

Processed with VSCO with a6 preset

» Opinião:

  O que esperar desse livro? É essa questão que carrego comigo de uns tempos para cá: não criar expectativas para as leituras. E isso vem me ajudado muito em questão de não me decepcionar ou me surpreender. Todavia, com “Helena” fui surpreendida positivamente, me encantando do começo ao fim pela história!

  É um livro curto, onde conta a história da família Vale e da inesperada filha bastarda do conselheiro – falecido – aparecer após ser confirmada no testamento. Estácio, filho único até aquele momento do conselheiro Vale, fica admirado em descobrir que possui uma meia-irmã, chamada Helena. Embora sua tia Úrsula não aceitar muito bem uma “intrusa” na família – ainda por cima sobre dividir a herança do seu falecido irmão -, Helena começa aos poucos a conquistar confiança e afeto de seus familiares.

  No entanto, Helena carrega um segredo a sete chaves onde ninguém poderá descobrir. Em decorrência disso, Estácio começa a ter uma relação mais amigável e próxima com a meia-irmã, fazendo esses momentos serem marcados para si como “únicos e gratificante” e nesse meio tempo, um sentimento de posse e ciúmes toma conta do coração de Estácio em relação a Helena. Não obstante, esse é apenas o começo de uma história dolorosa e sem volta…

  Com efeito, esse livro mexeu demais comigo! O final foi digno e arrebatador, fazendo-me questionar a decisão do autor várias vezes. A leitura foi extremamente rápida e prazerosa, simplesmente não consegui parar de ler antes de finalizá-lo. Com toda certeza, “Helena” tornou-se um dos meus livros favoritos da vida.

 

  Vocês já leram? Qual livro do Machado de Assis que gostam mais?

See you guys,

DANI RAMOS

2 respostas para “Resenha: HELENA.”

    1. Olá, Mi!

      Nossa, nossa. Primeiramente, minha querida, peço imensas desculpas por só responder agora! Juro que não havia visto antes o comentário #sad

      Então, “Helena” foi uma leitura muito agradável e incrível! Eu adorei mesmo e esse ano lerei todos os romances do Machado! #animada
      Sei que os outros títulos do autor são ótimos iguais, então estou bem feliz em ler! Já leste todos os romances dele, foi?

      Espero que esteja conosco em 2019, meu amor! E obrigada pelo comentário.

      Beijos,
      Dani.

      Curtir

Deixe um comentário