Resenha: A POEM A DAY.

Oi oi gente! Como vocês estão? Espero que todos estejam bem e que o fim de semana tenha dado para descansar, relaxar, colocar as séries em dia ou, simplesmente, dormir (eu amo dormir). Hoje quero conversar sobre um drama que terminei a pouco tempo, mas que encheu meu coração de dúvidas e foi responsável pelo meu primeiro shippe errado em dramas chamado A Poem a Day.

Ps: Posso lhe dar um conselho? Você não deveria conhecer um pouco mais sobre essa história e mergulhar no enredo cheio de simbolismos. #Fighting

ApoemAday

» Ficha Técnica:

Título: A Poem a Day, You Who Forgot Poetry
Episódios: 16
Ano: 2018
Gênero: Romance, Comédia, Drama, Médico
Emissora: TVN
País: Coreia do Sul
Avaliação: ★★★★★ 5/5

» Sinopse:

A história segue um grupo de fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em radiologia e estagiários. Ye Jae Wook trabalha como fisioterapeuta e também ensina no mesmo campo. Ele começa a trabalhar como líder de equipe em um hospital. Woo Bo Young trabalha como fisioterapeuta há 3 anos. Ela queria se tornar uma poetisa, mas devido à sua família ser pobre, ela estudou para se tornar uma fisioterapeuta. Shin Min Ho é um estagiário, mas ele não está interessado em fisioterapia. Suas notas não eram boas o suficiente para a faculdade de medicina e seus pais, ambos médicos, o fizeram estudar fisioterapia.

» Elenco:

Foto retirada do Kingdom Fansub

» Opinião:

A Poem a Day é um drama com uma premissa simples e despretensiosa, que ao longo dos episódios nos surpreende com reviravoltas bem encaixadas, elementos que acalentam nosso coração, bom humor na medida certa e reflexões que nos fazem entender não só os personagens, mas todo o universo ao seu redor.

Como o nome pressupõe ao longo dos episódios somos apresentados a pequenos poemas que ajudam a dar forma, cor, voz e profundidade a vida dos personagens. Evidenciando que a poesia está inserida em tudo que vivemos e somos. Quebrando assim os preconceitos sobre a quem ou como deve ser a apreciação delas.

Ninguém precisa ser extremamente culto para entender as entrelinhas contidas em um poema ou ser tocado por ele. A beleza está nas coisas simples, nos momentos que nos fazem rir, chorar, tentar, lutar, amar e no vai e vem que a vida nos proporciona. Além de apresentar os versos como um amigo que nos entende, conforta e acalenta mesmo quando nem nós conseguimos isso.

Também é muito interessante ver como tudo acaba se encaixando e tornando todo o contexto mais profundo, filosófico e memorável. Em alguns momentos me senti vivenciando uma experiência sensorial única, em que mesmo com os olhos fechados era possível desfrutar das sensações de acalento, conforto e tristezas proporcionados pelos poemas e maximizado pelas cenas, músicas, contexto e referências.

Um ponto positivo do drama são os seus personagens, independente de serem secundários ou principais, todos possuem a sua história, sua verdade e profundidade. O drama não se limitou a contar a história de A, B ou C, mas ao longo do tempo conseguiu trazer (com leveza e naturalidade) um pouco sobre a dores e arrependimentos de cada um de forma que vibramos pelo sucesso deles. Todos são importantes para que a narrativa flua e todos deixam um pouquinho de si (seus medos, defeitos, qualidades) que acabam criando laços de empatia sólidos.

Também não posso deixar de comentar que este é meu primeiro drama médico e apesar de amar séries médicas, nunca consegui assistir dramas com essa temática. Motivo? Só Jesus sabe. Entretanto, ao invés de abordar a rotina complexa de um hospital pela visão dos médicos A Poem a Day aborda o assunto pela perspectiva de fisioterapeutas e radiologistas, mostrando um novo ponto de vista sobre o mesmo assunto, mostrando como, também, é complicado para esses profissionais exercer a sua profissão “menos” glamourosas e da relação de simbiose com seus pacientes.

Outro ponto positivo na história é que nós não temos o famoso “embuste”. Apenas pessoas reais que erram, arrependem-se, tentam consertar suas atitudes e depois seguem a vida. Não existem pessoas “más” apenas humanos falhos que devido ao seu anseio em fazer as coisas certas e realizarem seus sonhos acabam errando, perdendo momentos preciosos.

Resultado de imagem para shin min ho a poem a day

Woo Bo Young (Lee Yoo Bi) ou Bo Young chorona é uma mulher carinhosa, sensível, responsável, um pouco atrapalhada, mas acima de tudo dedicada aos seus pacientes e trabalho. Ela é uma fisioterapeuta temporária que luta com unhas e dentes para sempre dar o seu melhor no trabalho, ajudar os seus pacientes e que sonha com a efetivação do seu contrato. Portanto, vive na esperança de que o hospital abra uma vaga e que finalmente consiga estabilidade profissional.

Bo Young ama ler poemas e que sonhou algo bem diferente para o seu futuro, mas por causa das condições financeiras da sua família troca o sonho de estudar literatura para fisioterapia. Ela é uma personagem sensível, mas bastante carismática e facilmente nos apaixonamos pela personagem.

Imagem relacionada

Esse é o primeiro drama que assisto com a atriz Lee Yoo Bi e devo admitir que simplesmente encontro-me apaixonada pela atriz e seu modo singular de dar vida a personagem. Tornou-se uma das minhas atrizes favoritas e um amorzinho da vida. Quero acompanhar mais e mais dramas com ela. #Fighting

Resultado de imagem para shin min ho a poem a day

Shin Min Ho (Jang Dong Yoon) é um homem brincalhão, divertido, despreocupado e irresponsável, que chega ao hospital para cumprir seus dois meses de estágio obrigatório. Entretanto, surpreende-se ao encontrar sua ex colega de faculdade Bo Young. Min Ho é, verdadeiramente, um irresponsável brincalhão que vive atazanando as pessoas com seu modo singular de ser e que sempre possuía aquela carta de ironia na manga. #Amo

Resultado de imagem para a poem a day gifImagem relacionada

Ele é um personagem que cresce bastante durante a trama. É bem gostoso ver essa transição do Min Ho brincalhão e até criança para alguém maduro, responsável e comprometido, mostrando que um pouco de choque de realidade sempre ajuda. Nele temos aquele clássico clichê do garoto rico, mas como vender essa temática não é a proposta do drama o tema acaba ficando em segundo plano. #Amo Jang Dong Yoon como não amar esse ator? Impossível. Ele fez um belíssimo papel ao conseguir trazer equilíbrio ao personagem, mas sempre sem perder a leveza, simplicidade e naturalidade. Enfim, tornou-se meu amorzinho gente. ❤

Resultado de imagem para shin min ho a poem a day

Ye Jae Wook (Lee Joon Hyuk) é um homem sério, bondoso, sincero e respeitado, além de ser um fisioterapeuta renomado. Conhecido pelo seu excelente trabalho Jae Wok começa a trabalhar no hospital devido a algumas circunstâncias atenuantes, que são descobertas aos poucos.

Resultado de imagem para a poem a day gif

Identifiquei-me bastante com o personagem. Muitas pessoas que me conhecem acabam tendo a impressão errada de mim, por ser fechada e séria. Claro que o Jae Wok leva tudo a um outro nível ao distribuir seus “conselhos” que deixa as pessoas mais desconfortáveis do que realmente ajudam, mas não deixa de ser um doce. O que acho mais interessante no personagem é na forma como vamos desvendando-o aos poucos, camada por camada, sempre com aquele ar de mistério, fascínio e etc.

Imagem relacionada

Lee Joon Hyuk é outro que arrasou muito na atuação. Achei incrível como ele conseguiu abordar a complexidade do personagem, mas sem esquecer o contexto leve do drama. Ai gente o que posso falar dos sorrisos discretos dele? Socorroooo Brasil. Não sei lidar com esse amor. Alguém me ajuda, please.

Imagem relacionada

Kim Nam Woo (Shin Jae Ha) é um ex rico, amorzinho da vida e melhor amigo do Min Ho, além de ser um profissional dedicado e que tenta ao máximo dar o seu melhor durante o estágio no hospital. Como falei anteriormente Nam Woo já foi muito rico, mas seus pais acabam perdendo tudo e decretando falência. Portanto, ao longo da trama sempre escutamos o Nam Woo comentando sobre sua saudade do passado, além de seu amor pelo seu jacaré. ❤

Imagem relacionada

Shin Jae Ha é meu amorzinho da vida gente e o fato dele estar no drama foi um dos motivos que me fez começar a assistir, além de claro a recomendação da Sabrina do Dramas Revise. Como sempre ele está incrível no papel conseguindo trazer equilíbrio ao seu personagem abordando ao máximo a comédia e o drama, mas sempre respeitando a personalidade do Nam Woo.

Resultado de imagem para Han Joo Yong a poem a day gifImagem relacionada

Han Joo Yong (Park Sun Ho) é o mais profissional transferido para o setor de radiologia. Apesar de ser um homem um pouco desleixado e negligenciar os estudos Joo Yong é um excelente profissional, que possui facilidade para aprender e cresce assustadoramente ao longo dos episódios. Confesso que no começo meio que torcia o nariz para sua personalidade, mas terminei o drama amando-o.

Esse é um drama que possui atores pouco populares, mas que nos encantam com seu banho de atuação. Claro que o enredo ajuda muito, mas a forma como os atores tornaram os personagens carismáticos e a sincronia entre eles foram fatores decisivos para criar um drama tão amorzinho.

“Dor, felicidade e amor devem ser compartilhados,
e você deve suportar todas as dificuldades em oração
até que possam se sentir bem juntos.
É assim que nos tornamos uma família.
Você deve ser capaz de expressar sua tristeza
e ser capaz de chorar junto para ser uma família.”
– Família de Choi Bum Young

Algumas histórias dos pacientes também é um fator que acaba nos empolgando no drama. Afinal trabalhar em um hospital não é fácil e sabemos que, infelizmente, sempre existirá um que não conseguirá resistir e virá a falecer. Entender como os profissionais lidam com isso é algo que maltrata um pouco nosso coração, mas não deixa de ser emocionante.

Vale ressaltar que essa mistura fisioterapia e radiologia ficou bastante gostosa de ver. A princípio achamos que o roteirista vai trabalhar com os núcleos de forma distinta, mas nos surpreendemos como tudo acaba se entrelaçando de forma harmônica e empolgante. Mostrando que o lugar onde trabalhamos não é apenas um espaço, mas uma família que sempre dependerá do outro para fazer o seu papel com eficiência.

Quanto ao romance tenho que admitir que fiquei bastante confusa e frustrada. Meu orgulho por nunca ter shippado errado foi para o espaço T.T Isso acontece pelo fato dos personagens serem muito reais e todos, ao longo dos episódios, nos dão motivo para gostar e torcer. Em vários momentos levantei a bandeira do #TeamMinHo e outras #TeamDrYe kkkkkk

Todos possuem bastante química entre sim e, sinceramente, não consegui escolher apenas um. O romance é bonito, suave, fofo, lento e natural. Entretanto, como ficamos nessa indecisão de com quem ela fica não (tira casaco, põe casaco) e o mistério só é revelado no últimos episódios do drama vou utilizar meu direito da imparcialidade sobre o assunto e tentarei ao máximo não dá spolier. Resumindo no final apenas entreguei para Cristo e com quem quer que ela escolhesse eu estava feliz. #SeJogaMiga

Resultado de imagem para a poem a day gifImagem relacionada

Resultado de imagem para a poem a day gifResultado de imagem para a poem a day gif

» Onde Encontrar:

DramaFever
Kingdom Fansub (Necessário Cadastro)

Apresento A Poem Day como um drama com uma premissa simples, mas genialmente executada e aquele toque de realidade que nos instiga a vivenciar o enredo. Uma história que vale a pena conferir, emocionar-se, refletir e ter o coração acalentado com as esperanças de um novo nascer a cada dia, com novas oportunidades de fazer e ser diferente. Sempre lutando por aquilo que acreditamos e dando o nosso melhor.

Até a próxima…
Super beijo,
Polly ❤

Resultado de imagem para a poem a day gif

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário