Resenha: OS CINCO DO CICLO.

Olá, pessoal! Como anda a semana? Muita correria ou está tudo tranquilo? Bem, semana passada eu terminei mais um livro de parceria com o autor Elias Flamel: OS CINCO DO CICLO. Um livro nacional (literatura brasileira) bem diferente e interessante! Agradeço imenso ao autor por entrar em contato e dado a oportunidade de conhecer essa mundo novo e fantástico do livro. Vamos falar então um pouquinho dele!

 

Processed with VSCO with a6 preset

» Ficha Técnica:

Autor: Elias Flamel

Número de páginas: 556

Gênero: Romance, Fantasia, Ficção, Literatura Brasileira

Avaliação★★★ 3.5/5

 

Processed with VSCO with a6 preset

» Sinopse:

Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice.

Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir.

Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.

Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.

 

Processed with VSCO with a6 preset

» Opinião:

O que falar desse livro que trata um assunto tão importante e diferente ao mesmo tempo? “Os Cinco do Ciclo” conduz a história de Yosef, líder de uma pequena e isolada vila do reino de Numitor, no auge da sua meia-idade com a difícil tarefa de conduzir um povoado e sua própria família com sabedoria e firmeza. Nascido e crescido em um local onde serviam vários deuses, Yosef chegará em um determinado momento, que essa liberdade de escolha de religião x cresça será alvo de pessoas convertida para um Deus único ou até mesmo do próprio reino – já que o governante mais importante, o rei – agora era recém convertido nessa nova “religião”.

Tudo o que Yosef acreditou durante a vida, começou a não ter sentido e importância. Agora como combater os boatos sobre isso? Após a última colheita da vila, Yosef é obrigado a levar as mercadorias produzidas durante os meses como imposto ao reino e com essa viagem de dias até a cidade capital do reino, Yosef começa a descobrir à fundo os segredos ocultos por trás das lendas e boatos dessa nova cresça de um único Deus. O que Yosef não imaginaria, era que isso afetaria tragicamente Keltoi (sua vila). Descobrindo sobre guerras e combates entre povoados distantes e grandes sendo dizimados na noite para o dia, Yosef lutará contra o tempo para salvar Keltoi desse destino trágico. Embora tenha muita vontade de luta, Yosef não sabe qual escolha tomar: pedir ajuda ao reino para proteger sua Keltoi ou simplesmente planejar uma defensiva e encontrar o maior número de armas e pessoas dispostas à lutar pelo vilarejo.

Devo admitir que a leitura foi um pouco arrastada até a metade do livro! Não que a história era ruim – longe disso -, mas não conseguiu me prender de imediato (o que eu esperava). Porém, a partir do meio do livro em diante, a leitura foi muito prazerosa e interessante, dando-me sempre aquele gostinho de saber como seria o desfecho das escolhas de Yosef. Conhecemos à fundo a família do líder de Keltoi, como um homem vivido pelos anos e trabalho (outra coisa super interessante, personagem ser mais velho!), contudo esperto o suficiente para liderar e comandar uma vila que no passado foi vítima de um golpe – ele mesmo instigou a revolução na época para retirar o líder do poder – e com isso, a população escolheu que Yosef seria o melhor representate para Keltoi. Até aquele momento, a tranquilidade e paz vivia constante com o povo, entrentanto após partir para a capital do reino, Yosef percebeu que essa paz iria acabar brevemente.

Com ajuda do filho mais velho, Hitalo, Yosef coloca em prática seu plano e tentará correr contra o tempo para salvar seu povoado. Ao meio do caos em Numitor, Yosef volta desordenado e incrédulo e encontra uma surpresa a chegar em Keltoi. A única salvação para aquele momento é saber aonde encontra-se Hitalo. Agora o que aconteceu em Keltoi? Como Yosef irá conseguir passar por tudo o que lhe foi jogado como responsabilidade? A ida para Numitor resolveu alguma coisa? A ajuda virá do reino? E quem são essas pessoas desenfreadas que estão dizimando povos inteiros? Estou bem ansiosa para saber o que acontecerá no segundo volume, pois o final foi… o ápice! Elias fez uma jogada muito bem encaixada para o desfecho do primeiro livro.

 

Vocês já leram? O que acharam? Ficaram interessados em conhecer mais sobre o livro? Encontra-o aqui.

 

Por hoje é só, meus amores! Espero que tenham gostado.

xoxo,

DANI RAMOS.

2 respostas para “Resenha: OS CINCO DO CICLO.”

  1. Você captou a essência do livro e conseguir transmiti-la de forma clara para o leitor.
    Agradeço pela a sua opinião sincera em relação ao começa e que bom que o livro acabou te conquistando. A sua resenha passa uma energia muito boa, eu senti que você queria que um monte de gente lesse o meu livro. E o final? Esse final está deixando todo mundo maluco rs.

    A continuação está em fase final de revisão e é muito importante para mim ter todo o seu apoio contido nessa resenha.

    Abraços e continue com o excelente trabalho com o blog

    P.S. – As fotos ficaram muito lindas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário