Resenha: A VIAGEM DO ELEFANTE.

Oi gente! Como vocês estão? Hoje terá a primeira resenha sobre o projeto: LENDO COM SARAMAGO. Durante 1 ano, estarei fazendo parte desse projeto que terá como objetivo a leitura (1 livro por mês) do autor José Saramago. E minha escolha para o mês de novembro (e desculpem ter a resenha só agora) foi “A Viagem do Elefante“. Vamos falar um pouquinho dele!

2017-12-06 02.13.21 1.jpg

» Ficha Técnica:

Autor: José Saramago

Editora: Companhia das Letras

Número de páginas: 264

Ano de lançamento: 2008

 

2017-12-06 02.13.19 1.jpg

» Sinopse:

A Viagem do Elefante‘ é uma ideia que Saramago elaborava desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado ‘O Elefante’. A narrativa se baseia na viagem de um elefante chamado Salomão, que no século XVI cruzou metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagâncias de um rei e um arquiduque. Dom João III, rei de Portugal e Algarves, casado com dona Catarina d’Áustria, resolveu oferecer ao arquiduque austríaco Maximiliano II, genro do imperador Carlos V, nada menos que um elefante. Esse fato histórico é o ponto de partida para José Saramago criar uma ficção em que se encontram pelos caminhos da Europa personagens reais de sangue azul, chefes de exército que quase vão às vias de fato e padres que querem exorcizar Salomão ou lhe pedir um milagre.

 

2017-12-06 02.13.20 1.jpg

» Opinião:

Diz-se, depois de que primeiro o tivesse dito Tolstói, que as famílias felizes não têm histórias. Também os elefantes felizes não parece que o tenham (…)

O livro conta a história inusitada quando o rei Dom João III de Portugal e sua esposa Catarina d’Áustria, oferecem como presente, um elefante ao arquiduque Maximiliano II. O animal que veio diretamente da Índia para Portugal, permanecendo dois anos em Lisboa, é destinado à uma jornada longínqua e desconhecida. Enquanto uma caravana com militares e civis era feita as pressas, Salomão – o elefante -, era preparado pelo seu cornaca chamado Subhro, ele indiano de natureza mas naturalizado com algumas culturas ocidentais, torna-se um personagem importantíssimo para a trama.

A Viagem do Elefante“, nos mostra essa aventura em terras portuguesas até Viena, introduzindo detalhes históricos e morais da época. Os personagens são muito bem desenvolvidos e marcantes, dando uma visão sobre a sociedade e seus pensamentos do século XVI. Me apaixonei por todos e acima de tudo, pelo Salomão, um animal extremamente inteligente que consegue nos passar um afeto e carinho imenso. As mensagens singelas no texto, nos faz refletir sobre alguns assuntos e comportamentos atuais.

A narração da história é muito leve e elaborada. Essa foi minha primeira experiência com o autor e achei incrível a forma de escrita dele. O jeito que conduziu o enredo até o desfecho, foi muito bem pensada, não deixando nenhuma ponta solta. Encontramos partes engraçadas, dando aquela descontração na leitura.

“Como já deveríamos saber, a representação mais exata, mais precisa, da alma humana é o labirinto. Com ela tudo é possível.”

“Para bom entendedor, até meia palavra sobra (…)”

Como será que decorreu a viagem de Salomão até Viena? Quais acontecimentos ocorreram durante o trajeto? E qual foi o destino de Subhro assim que chegou à Áustria? Devo admitir que gostei muito do livro e estou ansiosa para a continuação do projeto #1anocomsaramago.

Vocês já leram? Gostaram do livro?

 

Beijos, Dani.

 

Uma resposta para “”

Deixe um comentário