Viagem: CURIOSIDADES SOBRE A FRANÇA.

Oi gente! Como vocês estão? Acho que nunca falei aqui no Cantinho, mas eu (Polly) sou apaixonada por Paris. Desde pequena essa cidade me encanta e fascina. Acredito que este amor surgiu pelo meu fascínio pelo filme Anastácia  e as belas paisagens. Resumidamente eu simplesmente amo cada singularidade sobre este lugar e vocês já devem imaginar os inúmeros planos e/ou projetos que já montei para tentar realizar esse sonho né?!

Minha paixão pela Cidade Luz acabou alimentando minha curiosidade sobre a França e suas peculiaridades. Portanto, hoje eu gostaria de compartilhar algumas curiosidades bacanas que descobri sobre esse país tão incrível.

Resultado de imagem para frança tumblr

Curiosidades sobre a França:

1.  A França foi o primeiro país do mundo a proibir os mercados a jogar fora ou destruir os produtos não vendidos. Desde fevereiro de 2016, estes estabelecimentos devem doar tudo o que restou para bancos de alimentos e instituições de caridade.

2. Aproximadamente um milhão de franceses que moram perto da fronteira com a Itália fala italiano. Em contrapartida o francês é considerado o segundo idioma mais falado da Europa, depois do alemão.

3. Não é novidade que a gastronomia francesa é amada e respeitada por quase todo o mundo. Sem falar que constantemente é usada como símbolo de requinte, sofisticação e bom gosto. Desta forma em 2010 a  culinária francesa foi nomeada como Patrimônio Mundial da UNESCO, passando a pertencer à lista de “patrimônio cultural intangível da humanidade”.

4. A mais antiga gravação de voz humana é francesa – um segmento de dez segundos de Au Clair de la Lune, gravado pelo inventor Édouard-Léon Scoot de Martinville em 1860 usando o sistema criado por ele, o fono-autógrafo, que registrava som em papel, visualmente. O papel foi descoberto em Paris em 2008 e, com a ciência moderna, foi possível reproduzir a gravação pela primeira vez.

5. O McDonald’s serve cerveja na França (assim como na Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda).

6. Nada de se entupir de refrigerante no Burger King na França, pois para ajudar a combater a obesidade, o governo proibiu refis gratuitos de refrigerante nas redes de fast food do país. #Chateada

7. A França é, por muitos, conhecida como sinônimo de valorização cultural e histórica. Isto é tão real que existem seis municípios com prefeitos e zero habitantes. Estas vilas foram destruídas durante a Segunda Guerra, mas os prefeitos são responsáveis pela manutenção do local.

Imagem relacionada

8. Não existe “pão francês” nas padarias francesas. Talvez você tenha ficado um pouco chocado e sinta-se iludido, mas o  famoso pãozinho francês, que nós brasileiro estamos acostumados a comer quase que diariamente simplesmente não existe nas padarias francesas. Apesar das padarias na França venderem uma variedade extremamente rica de pães, não é possível encontrar o nosso amado “pão francês” lá . Os franceses costumam comer pão baguete (ou meio baguete), e cortam-os em pedaços.

9. Ainda sobre comida o símbolo da culinária francesa croissant, famoso salgado francês de massa folhada, foi, na verdade, inventado na Áustria (se serve de consolo também fiquei chocada quando descobri).

10. Apesar de se achar facilmente castanha de caju em qualquer supermercado francês, ninguém por lá imagina que a castanha é extraída de um fruto chamado Caju. Quando mostramos fotos da fruta a franceses, eles olham curiosos, e falam sobre a semelhança com o pimentão.

11. Petit Gâteau não se chama Petit Gâteau. Como assim Polly?! Calma que eu explico. Quando vamos traduzir a palavra ela soa como algo genérico ao franceses, algo como “bolo/biscoito”. Portanto, se você estiver em algum restaurante francês peça ao garçom ‘Coulant’, ou ‘Mi-cuit’. Esta sobremesa é o equivalente à sobremesa que chamamos de Petit Gâteau no Brasil.

12. Poucas pessoas sabem, mas existem 3 réplicas da estátua da liberdade em Paris. A estátua mais famosa de Nova York foi feita por um artista francês, que criou algumas réplicas de “teste”, menores, antes de começar a obra final. Essas réplicas estão em Paris até hoje: uma no museu Arts et Métiers, outra no Jardim de Luxembourg, e uma terceira e maior delas na île aux Cygnes.

13. Várias invenções importantes do mundo aconteceram na França: comida enlatada, o sistema de leitura/escrita Braille, o estetoscópio, o secador de cabelo, etc.

14. Natal pode ser chamado de réveillon pelos franceses. Na verdade, o dicionário larousse define réveillon como “refeição festiva do natal ou fim de ano”. Resumindo, o nome réveillon é meio confuso, já que pode ser usado para ambas as datas. Na prática, os franceses usam mais ‘noel’ para o natal, e ‘nouvel an’ para o ano novo.

15. Apesar da França ser um dos maiores produtores e consumidores de queijo do mundo, os franceses não aceitam a ideia de incluir algum tipo de queijo no café da manhã. Caso algum dia eles vejam você comendo um “pão francês” com queijo como opção de desjejum vão considerar esta atitude como um insulto. Entretanto, muitos comem queijo depois do almoço/jantar. #VaiEntender

Fonte / Fonte

Enfim, é isso gente. Espero que tenham gostado do post de hoje e que consigam entender um pouco mais sobre a cultura e peculiaridades do país mais visitado no mundo. Já sabia dessas curiosidades? Sabe de outras? Quer saber mais curiosidades sobre outros países? Então deixa um comentário. Vou amar saber a opinião de vocês.

Até a próxima…
Beijos,
Polly ❤

Resultado de imagem para frança tumblr gif

Deixe um comentário